Exame de contraprova aponta que idosa de São Vicente do Sul não está com Covid-19
28/05/2020 23:10 em Saúde

 

A Secretaria Municipal de Saúde de São Vicente do Sul veio a público nesta quinta-feira (28) retratando-se sobre o anúncio feito na última segunda-feira (25) quando confirmou o primeiro caso de Covid-19 no município. De acordo com a secretária de saúde, Cláudia Dutra Lutz, após realização de exames de contraprova na paciente, o resultado apresentou diagnóstico negativo para o novo coronavírus.

O caso gerou críticas à pasta da Saúde local, no entanto, a secretária afirma que o procedimento atende a uma portaria da Secretaria Estadual da Saúde (PORTARIA SES Nº 222/2020). O texto da portaria orienta que, quando houver diagnóstico de contaminação humana por Covid-19 por um laboratório particular este deve obrigatoriamente comunicar a Secretaria de Saúde do município de origem do paciente e esta, por sua vez, comunicar a Secretaria Estadual da Saúde, protocolo que foi observado pelo município.

A descoberta do falso positivo se deu por insistência da família da idosa que solicitou os exames de contraprova por conta própria, obtendo a boa notícia de que a mesma não está infectada por Covid-19.

Apesar da boa notícia, a secretária Cláudia Dutra Lutz reforça que isso não significa um possível relaxamento dos cuidados entre a população. É necessário manter a higienização das mãos, utilização das máscaras e evitar aglomerações para que não haja um surto da doença na cidade.

Acompanhe a entrevista concedida pela Secretária de Municipal de Saúde, Cláudia Dutra Lutz, no programa Show da Tarde.

Texto: Ronei Bueno (MTE 17785/RS)
Arte: Arquivo/RSVFM/Freepik

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!