Desfile de 7 de Setembro demonstra senso de patriotismo e cidadania ao exaltar alguns setores e cobrar mudanças em outros
09/09/2019 02:14 em Geral

 

Apesar da previsão de chuva e tempo acinzentado na Terra Doce do centro oeste, o desfile cívico de Independência ocorreu sem problemas. Acompanhado por um grande número de expectadores, o desfile deu uma bela mostra da diversidade de elementos que compõem o senso de patriotismo e de orgulho pelo que temos em nosso país.

Além de expressar amor à Pátria, valorizar movimentos culturais em nível estadual e municipal, prestigiar entidades que prezam e zelam pelo bem comum, o ato também oportunizou a manifestação por um país melhor e o descontentamento de alguns setores com as políticas atualmente desenvolvidas em nosso país. Com cartazes e faixas, alunos de diversas escolas manifestaram-se em temáticas como valorização da educação, violência contra a mulher, preocupação ambiental (com uma ala especial sobre a situação da Amazônia) e, ainda que de forma discreta, a luta contra a discriminação da comunidade LGBTQI+.

Professores também se manifestaram contra a situação vivida no estado com o descaso na educação, 45 meses de salários atrasados, redução de verbas no setor e falta de professores. Igrejas evangélicas também cumpriram seu papel como parte da sociedade civil e manifestaram-se levando às ruas temas como depressão, família e vida, sempre contextualizando com a temática da fé. Cartazes e faixas levavam textos bíblicos incentivadores da esperança e de uma nova vida alicerçada em Cristo.

O desfile foi puxado pela banda marcial do CRAS e ainda contou com a participação da banda marcial de Quevedos, que fez uma mostra artística durante o evento.

Veja algumas fotos da cobertura da 106.3 do desfile do último sábado.

 

Texto/Foto: Ronei Bueno (MTE 17785/RS)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!